Transformers 3: “convocatória” de pilotos causa confusão na Força Aérea dos EUA

Mensagem falsa, utilizada em teste de segurança, foi disparada para os membros da Força Aérea e gerou problemas até para a mídia.

A Base Andersen da Força Aérea dos EUA em Guantánamo tive que esclarecer na segunda-feira (29/4) um mal entendido causado por um e-mail falso que tinha como objetivo testar a segurança de sua rede. O exercício é chamado de operação de prontidão (ORE), na linguagem da Força Aérea.

O e-mail dizia que a produção do filme “Transformers 3” estava começando em Guam e que pilotos interessados em participar estavam convidados a preencher um formulário em um site que, em seguida, pedia sigilo.

Este tipo de e-mail interno, comum no serviço militar e em grandes corporações, geralmente é visto como uma boa forma de descobrir a sensibilidade do sistema de segurança. Mas, neste caso, a informação começou a vazar para a esfera civil.

“Infelizmente, muitos dos funcionários da Andersen responderam ao e-mail e apresentaram as suas informações pessoais para o site, que divulgou as informações fora de Andersen”, disse a base da Força Aérea em um comunicado.

Condjuvantes em Transformers?
Supershaggy foi um deles. “Eu sou um aviador do melhor espaço aéreo de Guam”, escreveu em um post no domingo (25/4) para uma sessão do Comicbookmovie.com. “Recebi um e-mail dizendo que a Dreamworks está procurando 20 aviadores de Andersen para serem coadjuvantes.

O rumor se espalhou para outros sites fãs de Transformers, inclusive o Seibertron.com e Tformers.com. A mídia local também começou a contatar a Base Aérea que, logo em seguida, divulgou um comunicado oficial.

O filme Transformers, dirigido por Michael Bay, é um sucesso das bilheterias de Hollywood . Ele conta uma guerra futurista entre robôs alienígenas. A terceira saga da série é esperada para o ano que vem. As filmagens estão previstas para acontecerem ao redor do mundo – na China, em Moscou e na África –, e não em Guam.

“A liderança da Força Aérea de Andersen lamenta a confusão causada na opinião pública com este teste”, disse a base em um comunicado oficial. “Esperamos, contudo, que isso mostre que as pessoas têm de ser cuidadosas com e-mails falsos. Que este engano sirva de exemplo.”

Em agosto, um teste na rede de computadores de um banco levou a agência federal, com a supervisão dos sindicatos de crédito, a emitir um alerta de fraude. A “fraude” era na verdade um teste realizado pela empresa de segurança MicroSolved.

Descuidos perigosos
Empresas que conduzem estes testes precisam se certificar de que eles constam na política corporativa e também precisam pensar no tipo de proposta que enviarão no e-mail falso, disse a consultora do Grupo Lake Messoula, Sherri Davidoff. Muitas vezes, as mensagens tentam enganar os trabalhadores divulgando informações sobre sorteios de iPods ou com a promessa de bônus em dinheiro. “Se você não tiver cuidado, e mais tarde eles descobrirem que não receberão um iPod ou bônus, podem ficar realmente irritados.”

Ela também recomenda avisar aos funcionários pouco tempo depois que o teste estiver correndo. “As pessoas se sentem mal quando elas caem neste tio de golpe. Se você pretende manter a segurança da empresa, não queira ter um monte de funcionários descontentes.”

Por outro lado, ela acredita que este tipo de teste é eficaz para prevenir os chamados ataques de engenharia social, como o dos e-mails falsos.

“As pessoas devem perceber que os e-mails têm mais do que os olhos podem ver”, disse ela.
(Robert McMillan)

Fonte: IDG Now!

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s