EUA e UE são contra nova regra chinesa

PEQUIM – Fornecedores globais de tecnologia tem um prazo para revelar os sistemas de criptografia computacional e outras técnicas de segurança ao governo chinês, devido à medida que segundo os EUA e a Europa é protecionista.

Empresas de tecnologia devem seguir as regras que entraram em vigor no sábado ou correm o risco de perder os bilhões de dólares gastos pelo governo da China na compra de roteadores de segurança, cartões inteligentes, programas anti-spam e outros produtos de segurança. Códigos de criptografia e outros segredos comerciais terão que ser divulgados e as companhias estrangeiras temem que isso as prejudique em relação a rivais chinesas.

Esta é a mais recente de diversas reclamações contra Pequim por usar sua legislação para apoiar empresas locais e restringir a atuação de estrangeiras.

Washington e a União Europeia declararam que nenhuma nação pode impor este tipo de exigência e pedem que a China elimine ou no mínimo adie esta decisão.

Os EUA querem que a China “siga normas globais”, de acordo com a porta-voz do Departamento de Comércio do país, Nkenge L. Harmon. Em encontro neste mês, ela afirmou que autoridades americanas “pressionaram a China para esclarecer dúvidas de governos estrangeiros e da indústria antes de implementar as novas regras”:

A exigência “não está baseada na realidade”, segundo o comissário da EU Karel De Gucht: “Não vemos o que eles veem em questões de segurança, por isso estamos em disputa”.

A nova lei reflete a inquietação do governo comunista ao confiar em tecnologias estrangeiras para gerenciar seus segredos e a vontade de Pequim de ajudar novatas companhias chinesas de tecnologia a prosperar e competir com rivais globais.

A medida abrange 13 tipos de produtos, incluindo base de dados e sistemas de segurança de rede, roteadores de segurança, backup e sistemas de recuperação de dados, software anti-spam e anti-hacking (partes essenciais de redes de computação e telecomunicações). Essas tecnologias são oferecidas por produtos de empresas como Microsoft e Cisco Systems, por exemplo.

Fonte: Info Online

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s