Kaspersky avança no rastreio de código

O sistema permite à equipa de investigadores da Kaspersky Lab analisar o comportamento de programas de terceiros sem necessidade de examinar a estrutura do software nem os processos internos linha a linha.

A nova tecnologia, desenvolvida pelo investigador da Kaspersky Lab Mikhail Pavlyushik, foi registada no Departamento de Patentes e Marcas dos Estados Unidos no passado dia 30 de Março, com o número de patente 7689974 В1.

O rastreio de código permite examinar em detalhe o comportamento de um programa em diferentes tipos de ambientes, algo que posteriormente se utiliza para identificar erros e depurar o software, assim como para optimizar o seu rendimento. Os dados que são obtidos durante o rastreio do código podem incluir informações sobre os algoritmos de um programa e fazem parte da propriedade intelectual do fabricante. Esta informação, por tanto, deve estar protegida contra acessos não autorizados. A nova tecnologia patenteada pela Kaspersky Lab tem em conta este requisito e respeita-o. Por isso, os registos criados pelo software não são gravados em formato de texto normal, mas em código binário. Além disso, todas as séries são substituídas por descritores numéricos, impedindo o acesso aos dados produzidos durante o processo de rastreio a pessoas não autorizadas. O sistema patenteado, no entanto, é capaz de converter os dados gerados pelo software de rastreio de código em texto legível para que os programadores e outros utilizadores autorizados possam trabalhar com ele.

Fonte: Computer World

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s