Pesquisadores recebem fundo para novo sistema operacional seguro

Pesquisadores da Universidade de Illinois em Chicago receberam uma doação de US$ 1,15 milhão da Fundação Nacional de Ciência de construir um novo sistema operacional baseado em máquinas virtuais e no conceito de isolamento.

O projeto do novo sistema operacional, chamado Ethos, é uma ideia do professor associado na UIC de ciência da computação Jon A. Solworth (à esq.) . Daniel Bernstein, o famoso criptógrafo por atrás do djbdns, está ajudando a proteger o sistema operacional.

O Ethos, que é considerado um sistema operacional baseado no hypervisor Xen, está sendo criado tendo a segurança como o grande trunfo. Na sua essência, o novo OS irá rodar em máquinas virtuais (VMs) que executam um ou mais sistemas operacionais em conjunto, como Windows e Mac.

Os aplicativos antigos escritos para os sistemas em que a segurança não é um grande problema, como jogos, continuarão a funcionar, mas novos OS como o Ethos vão lidar simultaneamente com aplicações, como serviços bancários on-line e outras transações comerciais sensíveis, como parte da evolução de sistemas operacionais mais seguros.

Solworth explica um pouco mais:
http://rites.uic.edu/~solworth/ethos.html

Já que VMs permitem que múltiplos sistemas operacionais rodem em um computador, já não é necessário escolher um sistema operacional; OSs múltiplos podem ser usados simultaneamente. Assim, uma aplicação significativa pode justificar um sistema operacional. Em segundo lugar, a VM oferece uma arquitetura de hardware abstrato, que é muito mais simples do que a grande maioria dos computadores existentes. Os drivers para o hardware real são fornecidos pelo VM. Estamos usando Xen como a nossa VM, porque acreditamos que é uma boa arquitetura de segurança sobre o qual construir um sistema operacional.

O grupo de Solworth está procurando por hackers de kernel que ajudem a contruir a arquitetura.

A notícia do financiamento do Ethos vem poucos dias depois do especialista em virtualização de segurança e renomado pesquisadora de rootkit Joanna Rutkowska ter lançado uma versão inicial do Qubes, um novo sistema operacional de código-fonte aberto baseado em Xen, X Window System, e Linux.

O Qubes OS baseia-se em virtualização para separar aplicativos em execução no sistema operacional e também coloca muitos dos componentes em nível de sistema em caixas de proteção (sandbox) para evitar que afetem uns aos outros.

A arquitetura do Qubes OS está descrita nesse documento PDF.

http://qubes-os.org/files/doc/arch-spec-0.3.pdf

Fonte: http://threatpost.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s