Google diz que spam cresceu 6%

Os especialistas da segurança venceram algumas batalhas importantes contra os spammers no último ano, primeiro contra os que dão cobertura aos sistemas de controlo usados pelos propagadores de spam e mais tarde contra os sistemas de controlo propriamente ditos, mas terão que mudar as suas tácticas de novo se quiserem ganhar a guerra, diz a a divisão de filtragem de e-mail da Google, Postini.

Actualmente, os spammers costumam contratar o envio de mensagens junto de operadores de redes botnet, capazes de controlar um grupo de computadores infectados por malware. Existem dezenas de redes botnets de diversos tamanhos, sendo que cada uma delas recorre a um servidor diferente para obter instruções.
O encerramento, no ano passado, da Mega-D, uma rede botnet de 250 mil PCs, assim como o desmantelamento, no início do ano, das redes Waledac, Mariposa e Zeus, acabaram por ter pouco efeito no volume de spam, já que é muito fácil para os ciber-criminosos mudar de uma botnet para outra, como destaca a Google no seu relatório.

Uma das razões pelas quais a Google identificou este crescimento de seis por cento prende-se com o facto de as redes botnets terem posto em circulação mais vírus na segunda metade de 2009 do que na primeira (mais 3,7 por cento em comparação com 0,3 por cento), atingindo-se o pico no quarto trimestre de cerca de 100 milhões de mensagens infectadas por dia. Muitas das máquinas infectadas por estes vírus terão sido comprometidas por forma a fazerem parte de botnets, diz a Google.

Se o combate às empresas fraudulentas de alojamento não resulta, e se o desmantelamento de botnets tem um efeito limitado, então o próximo passo lógico será os ISP vigiarem os PC que compõem essas botnets, bloqueando as portas TCP/IP através das quais enviam e-mails e notificando os sues proprietários que precisam de desinfectar as suas máquinas urgentemente, aconselha o CTO da Trend Micro, Dave Rand.

Fonte: ComputerWorld

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s