China pressiona IBM e impõe restrições a projetos no país

Ministro chinês apontou preocupações de segurança nacional relacionados à iniciativa Smarter Planet, que monitora o meio ambiente

O governo chinês não vê com bons olhos projeto como o “Smarter Planet” da IBM. Recentemente, o ministro chinês de indústria e tecnologia da informação, Li Yizhong, fez observações contra a utilização de tecnologias como sensores de coleta e análise de informações.

O slogan “Smarter Planet” é usado para projetos abrangentes, como o laboratório cidade verde, no nordeste da China. Segundo o ministro, o conceito do projeto, juntamente com outros como “reindustrialização” e “economia de carbono”, também apresentados por países desenvolvidos, poderia constranger a China.

“Nós temos de desenvolver estratégias para as indústrias emergentes, mas também precisamos aumentar nossa vigilância para não ficarmos sob controle de ninguém”, comentou Yizhong, na semana passada.

Uma porta-voz da IBM recusou-se a comentar, citando a falta de contexto nas declarações do ministro.

No ano passado, a IBM disse que iria trabalhar na cidade de Shenyang, na província de Liaoning, traçando planos de tráfego e elaborando filtros de carbono na produção industrial. A companhia também previa escolher localizações para sensores, que mediriam a qualidade da água nos principais pontos da cidade.

Mas as preocupações da segurança nacional muitas vezes tornam difícil a coleta de materiais simples, como mesmo um mapa, aumentando as dificuldades de obter dados sobre o país e sua indústria.

“Os Estados Unidos tentam usar sua tecnologia da informação para coisas tão pequenas como controlar um computador ou um gerador, e tão grandes como supervisionar toda uma indústria, para controlar a economia de cada país,” afirmou Yizhong.
(Owen Fletcher)

Fonte: IDG Now!

Anúncios

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s